Ao remover o conversor catalítico, o combustível não queimado pode inflamar no escapamento, causando estalos, estrondos e chamas. Isso acontece devido a:
Menos compessão Um escapamento com fluxo mais livre altera a relação ar-combustível, às vezes fazendo com que a moto funcione com baixa potência.
Combustível não queimado inflamável O combustível que não queima no motor pode queimar no escapamento quente.
Estalos de desaceleração Quando ocorre a frenagem do motor, o combustível restante no escapamento é inflamado.
AIS (Sistema de Injeção de Ar) Algumas motos injetam ar extra no escapamento, o que pode aumentar o retorno do gás.
Falta de câmaras de ressonância Os escapamentos originais abafam o ruído e controlam o consumo de combustível; os sistemas de reposição não.
COMO REDUZI-LO?
Ajuste ECU para corrigir a relação ar-combustével.
Desabilite o AIS (Sistema de injeção de Ar) complacas de bloqueio.
Verifique se há vazamentos do escape nos coletores ou no tubo intermediário.
Utilize um DB Killer ou Baffe para diminuir o fluxo de exaustão.
Ajuste as configurações de corte de combustível para desaceleração se sua moto permitir.